Saques do Pis/Pasep e FGTS 2019 – Novidades

Saques do Pis/Pasep e FGTS 2019 – Novidades

  

  

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o Governo Federal pretende fazer a liberação do dinheiro das contas ativas do FGTS e do PIS/Pasep. Essa ação tem como objetivo dar impulso à economia do país que se encontra em bastante debilitada.

Atenção! Se você está na expectativa de receber o seu saldo referente ao benefício do PIS ou o Fundo de Garantia, o FGTS, fique atento, pois as datas para saques devem ser modificadas. Essa informação partiu do atual ministro da Economia. Para saber de mais informações continue a ler este texto.

É isso mesmo, Paulo Guedes, que é o Ministro da Economia, revelou recentemente que o Governo Federal pretende fazer a liberação do dinheiro das contas ativas do FGTS e do PIS/Pasep. Essa ação tem como objetivo dar impulso à economia do país que se encontra em um estado bastante debilitado, pode-se dizer que está em estado de estagnação.


Essa não é a primeira vez que o governo brasileiro adota esta iniciativa de liberar saques. No ano de 2016 o então presidente do Brasil Michel Temer também liberou saques, porém, estes foram de contas inativas do Fundo de Garantia. Mas a ação do governo tinha o mesmo objetivo de dar uma movimentada na economia. Na realidade, os saldos liberados ajudaram milhares de brasileiros a quitarem dívidas, uma vez que a economia do país já estava começando a entrar em um estado delicado.

Dessa forma, a ideia do ministro da economia é permitir aos trabalhadores que possuem contratos ativos a realização do saque dos benefícios que têm direitos. O que poderá ajudar muito mais pessoas. Trabalhadores que mesmo contratados e recebendo seus respectivos salários necessitam de um valor extra para ajudar na quitação de dívidas acumuladas ou na aquisição de bens, considerando que na situação em que o país se encontra ninguém ousa arriscar em gastos grandes ou extras que escapem do orçamento mensal.

Assim, de acordo com as palavras do ministro a previsão inicial é de que os saques sejam liberados assim que forem anunciadas as reformas. Ele ainda confirma que estarão liberados saques tanto em contas inativas como em contas ativas.

  

Guedes faz questão de deixar claro que algumas questões ainda estão sendo examinadas e nada está totalmente definido ainda. Na realidade o que se pretende com essas medidas é ajudar a impulsionar a economia do país. Contudo, essas decisões devem ser anunciadas e oficializadas depois que a Reforma da Previdência for concluída, de modo que as contas públicas sejam equilibradas.

Como foi dito anteriormente desde o ano de 2016 uma crise se iniciou na economia do país, de lá para cá milhares de empresas faliram e o número de pessoas em situação de desemprego aumentou de forma considerável. Desse modo, o reflexo na economia foi muito sentido, em todos os setores. Dessa forma, essas ações do governo pretende apenas dar um impulso para que as reformas consigam manter essa estabilidade pretendida fazendo com que os brasileiros tenham uma melhor qualidade de vida.

Resta aos trabalhadores brasileiros aguardar a realização dos anúncios no prazo máximo de quatro semanas. De acordo com o ministro está tudo pronto para o PIS/Pasep ser liberado, mas a questão da liberação do FGTS está sendo analisada para que possam acontecer juntos.

É possível que o governo, para auxiliar pessoas com contas inativas, faça um esforço para que os resgates dos saldos possam ser feitos. De acordo com levantamentos realizados, no ano de 2017 foram liberados o valor de R$ 44 bilhões, referentes a contas inativas do Fundo de Garantia, o FGTS.

Nesse sentido, aos trabalhadores que possuem o benefício do PIS/Pasep devem aguardar um pouco mais até que o governo anuncie um novo calendário de saques. O que deve acontecer em breve.

O PIS/Pasep assim como o FGTS são importantes benefícios que em muito auxiliam a vida dos trabalhadores do país, considerando o fato de que muitos deles estão desempregados e contam com esses recursos como única forma de renda.

Por Sirlene

Dinheiro

Compartilhar:

Post Relacionado

PIS 2019/2020 – Mudanças, Quem terá Direito?

PIS 2019/2020 – Mudanças, Quem terá Direito?

      Saiba o que muda no PIS 2019/2020 com a reforma da previdência. Atualmente, milhões de brasileiros são contemplados pelo PIS e recebem um salário extra proporcional aos meses trabalhados por meio do Abono Salarial. Todavia, a reforma da previdência proposta pelo atual governo…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *