PIS 2019 – O que é, Quem tem Direito

PIS 2019 – O que é, Quem tem Direito

  

  

Quem se encaixa em algumas regras terá direito ao saque do benefício, basta acompanhar o calendário do PIS 2019.

Estamos iniciando mais um ano e muitas pessoas já querem saber informações novas sobre o PIS. Para quem desconhece o termo, ele relaciona-se a um programa que o governo do Brasil criou para beneficiar milhões de brasileiros.

O PIS, cujo termo significa Programa de Interação Social, é um benefício exclusivo para os trabalhadores do país. Na prática ele é um Abono Salarial que é pago ao trabalhador uma vez a cada ano. Mas para ter direito a recebê-lo, este trabalhador deve estar enquadrado em algumas regras, ou melhor dizendo, diretrizes que foram desenvolvidas pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo Federal. Enfim, o PIS é muito importante para a vida de milhões de brasileiros, pois se trata de um dinheiro extra que em tempos de crise como o que estamos vivendo é muito bem-vindo, uma vez que serve, na maioria das vezes, para quitação de dívidas, aquisição de bens, entre outros.


O Programa foi criado pelo governo no ano de 1970. Uma lei foi criada para assim poder ser feito um fundo para arrecadar dinheiro para que os trabalhadores pudessem receber seus benefícios, como o seguro desemprego e o abano salarial. De lá para cá algumas coisas se modificaram em relação ao pagamento do PIS, pois antes os valores se acumulavam e o trabalhador, quando aposentado, tinha o direito de realizar o saque. Porém, na atualidade os saldos não mais se acumulam e podem ser sacados anualmente. Assim, para haver um controle o governo desenvolveu uma tabela, a já conhecida Tabela do PIS.

Esta tabela é desenvolvida considerando as datas de nascimentos dos beneficiários, assim de acordo com isso cada trabalhador tem um período determinado para realizar o saque do seu benefício. Contudo, é preciso estar atento, pois o abano uma vez não sacado em um ano não é transferido para o outro. O trabalhador perde o direito mesmo.

Mas quem tem direito a receber o abono salarial do PIS?

Ainda existem pessoas com muitas dúvidas em relação a isso. Muitos trabalhadores nem sequer sabem que têm direito ao benefício e acabam perdendo. Pois bem, veja abaixo os critérios que definem se o trabalhador possui saldo de PIS.

  

– É necessário que o trabalhador esteja inscrito no Programa de Integração Social, pelo período mínimo de 5 anos. Ou seja, se o trabalhador em um período de cinco anos no mínimo já trabalhou com carteira registrada, pois ao registrar a carteira é realizada a inscrição no programa.

– Quando desenvolveu atividades com a carteira registrada o salário do trabalhador não pode ter passado de dois salários mínimos.

– É preciso que o trabalhador tenha desenvolvido atividades com a carteira registrada por um período mínimo de 30 dias no ano de salário-base. Ou seja, em 2018 o trabalhador tem que ter trabalhado ao menos 30 dias, pode até ser períodos de 15 dias, mas é necessário a comprovação por meio da carteira de trabalho.

Quem se encaixa nessa situação descrita acima terá direito ao saque do benefício, basta acompanhar o calendário do PIS 2019.

Quem ainda estiver com dúvidas se possui ou não direito ao abano, é só consultar a Caixa Econômica Federal que é a administradora do dinheiro do Fundo do Trabalhador. Para isso a instituição disponibiliza alguns serviços.

A Caixa possui o número 0800-726-0207 disponível para atender trabalhadores com dúvidas. Nos Caixas eletrônicos da Caixa também é possível fazer a consulta, basta usar o Cartão Cidadão. E pelos serviços online também é possível fazer a consulta, basta acessar o endereço www.servicossociais.gov.br.

Os pagamentos do ano de 2019 já começaram a ser realizados no ano passado. Mas para saber qual a sua data de saque acesse o endereço https://pis2019.com.br/ e confira o seu mês de aniversário no calendário. A última data para o saque é o dia 28/06/2019.

Por Sirlene Montes

PIS 2019

Compartilhar:

Post Relacionado

PIS 2019/2020 – Mudanças, Quem terá Direito?

PIS 2019/2020 – Mudanças, Quem terá Direito?

      Saiba o que muda no PIS 2019/2020 com a reforma da previdência. Atualmente, milhões de brasileiros são contemplados pelo PIS e recebem um salário extra proporcional aos meses trabalhados por meio do Abono Salarial. Todavia, a reforma da previdência proposta pelo atual governo…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *