Cota Pis-Pasep – Cronograma do Saque

Cota Pis-Pasep – Cronograma do Saque

  

  

O saque das cotas do Pis-Pasep pode ser feito a partir de agosto até setembro.

Para os beneficiários do PIS/Pasep que não realizaram o saque de sua cota em junho, poderão fazê-lo a partir do dia 14 de agosto (terça-feira), na segunda etapa do calendário de liberações de 2018. Estas quantias serão repassadas seguindo correção de 8,97%. Trabalhadores que possuem conta corrente no Banco do Brasil e Caixa receberão o saldo antes, dia 8 de agosto (quarta-feira). A partir do dia 14, os servidores, sem distinção de idade, poderão solicitar suas cotas até 28 de setembro (sexta-feira), conforme agendado no cronograma. A suspensão que ocorreu durante o mês de julho se deu para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018, resultando em 8,97%.

Consulte o seu saldo

Para funcionários públicos, a cota está disponível no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep#/) desde o dia 12 de julho (quinta-feira), O banco também disponibiliza a consulta por meio dos caixas e terminais de autoatendimento desde a referida data. Quanto ao Pasep, por questões de sigilo bancário, apenas é possível consultar se o saldo está disponível, porém, não é permitido a verificação da quantia disponível da cota. Conforme informações cedidas pelo banco, somente correntistas com saldo da cota podem consultar a quantia à disposição, pela internet, e pelos terminais de autoatendimento, acessando a conta corrente com senha, escolhendo as seguintes opções nesta ordem: Extratos > Extratos diversos > Agenda financeira. Para mais informações, basta contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800 729 0722.


Trabalhadores do setor privado poderão consultar o saldo com o reajuste a partir de 16 de julho (segunda-feira), acessando o site da Caixa (www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/cotaspis/Paginas/default.aspx). O banco da Caixa também dispõe de consulta usando o aplicativo para smartphone Caixa Trabalhador (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx), pelo telefone 0800-7620207 e também pelos seus caixas eletrônicos.

Para consulta do saldo disponível, é necessário ter em mãos o número do PIS (trabalhadores da iniciativa privada), ou sobre o Pasep (funcionários públicos), ou o CPF e data de nascimento da pessoa que receberá o benefício.

Período para saque

O pagamento para beneficiários de todas as idades acontecerá a partir de 14 de agosto até o dia 28 de setembro. Para servidores que possuem conta corrente na Caixa ou no Banco do Brasil, o depósito é automático, no dia 8 de agosto, sem diferenciação de idade. Para quem é correntista no Banco do Brasil e desejar não receber seu crédito nesta data, é recomendado que procurem uma agência do Banco do Brasil e manifestem pessoalmente o pedido, o qual será prontamente atendido.

  

Caso as cotas não sejam sacadas

Benefícios que não forem sacados continuarão sendo aplicados e seguindo correção em uma base anual, conforme a legislação vigente. A contar do dia 1º de outubro (quinta-feira), estes saques serão permitidos aos participantes com idade a partir de 60 anos ou mais, englobando aposentados, militares reformados ou da reserva (e suas ramificações), portadores do HIV e neoplasias malignas.

Pessoas com direito ao PIS-Pasep

Possuem direito a usufruir desta cota os trabalhadores contribuintes desde o ano de 1971 até o ano de 1988, que ainda não realizaram o saque do saldo de suas cotas pela conta individual participante. Porém, somente uma cota pode ser direcionada a um mesmo trabalhador. Estas cotas são resultantes de créditos acumulados por depósitos do empregador no Fundo PIS/Pasep, entre 1971 e 04/10/1988. Segundo a Medida Provisória 813/2017, que alterou regras sobre pagamentos de benefícios do Fundo PIS-Pasep, liberando o saque pelos beneficiários com idade de 60 anos, ou superior, de forma automática. Esta MP foi promulgada em forma de Lei, pelo Congresso Nacional, junto a uma emenda que viabiliza o pagamento para todos os que participam do fundo PIS-Pasep até o dia 29 de junho de 2018, sem distinção de idade. O Decreto do Presidente da República Michel Temer estendeu este prazo para até 28 de setembro de 2018.

Herdeiros

Para herdeiros de cotistas falecidos, estes podem sacar o benefício qualquer data, sem necessidade de seguir o cronograma citado. Quanto ao Pasep, o beneficiário deve conferir o saldo disponível na área do site do Banco do Brasil (www.bb.com.br/pasep) referente ao benefício. Para a consulta, é preciso portar o número do CPF e data de nascimento do cotista falecido ou inscrição deste no Pasep. Para o saque do dinheiro, é recomendado que herdeiros compareçam à agência do Banco do Brasil apresentando certidão de óbito do cotista, certidão (ou declaração) de dependentes habilitados à pensão por morte do INSS ou do último empregador, no qual conste nome completo dos dependentes, data de nascimento e grau de parentesco ou dependência com o beneficiário falecido. Para liberar o PIS, é preciso se apresentar a qualquer agência da Caixa, munido de documento de identidade, número de inscrição no programa e documento comprobatório sobre relação de vínculo com o titular da cota.

Por Douglas Ribeiro

Pis-Pasep

Post Relacionado

Saques do Pis/Pasep e FGTS 2019 – Novidades

Saques do Pis/Pasep e FGTS 2019 – Novidades

      O Ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o Governo Federal pretende fazer a liberação do dinheiro das contas ativas do FGTS e do PIS/Pasep. Essa ação tem como objetivo dar impulso à economia do país que se encontra em bastante debilitada. Atenção!…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *