Pis-Pasep para Aposentados

  

  

Saiba como receber o Pis-Pasep mesmo estando aposentado. Confira quem tem direito e como fazer para sacar o dinheiro.

Se você já está legalmente aposentado e não sabe como receber o seuPIS-Pasep, não deixe de ler este artigo, pois por meio dele iremos explicar todos os passos para você ter acesso ao seu benefício.

Bem, para começar a falar sobre com receber o benefício do PIS-Pasep de aposentados é importante explicar que não são todos os cidadãos aposentados que possuem esse direito. Na realidade, o benefício dos aposentados é válido para quem entre os anos de 1971 até o dia 04 do mês de outubro do ano de 1988 conseguiu se aposentar e que possuía registro no RAIS, pois foi nesse período que as cotas foram distribuídas.


Dessa forma, quem se enquadra nessa situação possui o direito ao saque das cotas de aposentadoria do PIS.

E falando das cotas de aposentadoria do PIS, para quem pretende sacar o dinheiro, a Caixa Econômica Federal informa que não há um prazo determinado para fazer o seu pedido em uma agência, o importante é estar com alguns documentos em mãos para isso.

É permitido que o saque seja feito mensalmente. Neste caso é permitido o saque de 8% do valor bruto, o que seriam R$160, para quem mesmo após a concessão do abono continue trabalhando.

  

Usando o Cartão Cidadão, nas casas lotéricas e também em caixas eletrônicos é possível sacar um total de até mil reais. Para saque de um valor superior é preciso ir a uma agência Caixa.

Como já foi dito, é possível continuar trabalhando e ainda assim receber o PIS, que quando não é sacado fica sendo acumulado.

Caso o empregador não realize os depósitos mensais, o trabalhador aposentado pode reclamar na justiça esse direito.

Para fazer a solicitação do benefício do PIS aposentadoria de 2018, ela pode ser feita de duas formas. Uma para o caso e quotas e a outra para o caso de abono salarial.

Se o seu caso for o abono salarial é preciso possuir inscrição no Programa de Integração Social pelo período mínimo de 5 anos, além de ter trabalhado no ano-base pelo período mínimo de 30 dias com a carteira de trabalho devidamente assinada pelo empregador e com uma remuneração de no máximo dois salários mínimos. Dessa forma, quem se enquadra nessa situação possui o direito de receber até o valor máximo de um salário mínimo, uma vez que o valor do benefício é calculado considerando o número de meses de atividade profissional.

Agora, em relação às cotas do PIS, é possível fazer o saque de um saldo que foi acumulado por muitos anos quando se consegue aposentar. Mas é importante lembrar que para ter o direito é preciso verificar as datas já informadas acima, período este em que era realizada uma espécie de depósito que funcionava como fundo de reserva. Sendo que a partir do ano de 1988, esse valor passou a ser depositado no seguro desemprego.

Assim, se este for o seu caso, procure uma agência da Caixa Econômica Federal levando seus documentos pessoais como a Carteira de Trabalho e o documento de identidade. Para facilitar o andamento da operação procure levar algum documento que informe o número da sua inscrição no programa PIS, como, por exemplo, um extrato, ou um cartão que acompanha a carteira profissional. Como estamos falando do PIS para aposentados, não deixe de levar um documento que possa comprovar que você está aposentado como, por exemplo, a certidão de aposentadoria que pode ser solicitada junto ao INSS, ou ainda uma declaração da empresa em que foi aposentado.

Em caso de dúvidas para saber se você, aposentado, possui ou não esse direito, procure uma agência da Caixa. O PIS é um direito que os trabalhadores possuem e em tempos de crise como o que estamos vivendo é uma renda extra que pode contribuir muito. Informe-se.

Por Sirlene Montes

Post Relacionado

Saques do Pis/Pasep e FGTS 2019 – Novidades

Saques do Pis/Pasep e FGTS 2019 – Novidades

      O Ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o Governo Federal pretende fazer a liberação do dinheiro das contas ativas do FGTS e do PIS/Pasep. Essa ação tem como objetivo dar impulso à economia do país que se encontra em bastante debilitada. Atenção!…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *